domingo, 10 de julho de 2011

Relato de Léa Miasato

Dentre os relatos dos professores escolhi o relato "Fotografia: olhar que olha para dentro e para fora".

Escolhi esse projeto, dentre os outros, por recentemente ter trabalhado a fotografia com meus alunos, e ver todo o entusiasmo e um novo olhar surgir com a fotografia.

O projeto escolhido foi desenvolvido pela professora Léa Miasato, com alunos do Ensino Médio, nível com o qual estou trabalhando atualmente. Como a professora, também trabalhei a questão da banalização da imagem e a falta de cuidado com a “escolha do clique”.

A professora iniciou seu projeto discutindo com seus alunos a "fotografia digital" como facilitadora das técnicas fotográficas, dos procedimentos técnicos do passado, da facilidade de acesso das câmeras de celulares, da superação das dificuldades financeiras de se adquirir filmes fotográficos, facilidade de “guardar” e “apagar” imagens. Trabalhou com a importância do cuidado com o clique, e com a escolha do que se quer revelar.

Após trabalhou com leituras das fotos de Cristiano Mascaro e Vik Muniz (fotógrafos apresentados no Caderno de Arte do Estado de São Paulo) e leituras de fotos dos próprios alunos.

       “O objetivo central do trabalho foi exercitar o olhar do aluno para a visualidade do incomum, colocando em prática um olhar mais atento e sem pressa, fazer pensar e refletir sobre sua identidade, transformando a atitude de fotografar em experiência estética através da consciência e manipulação dos elementos da linguagem fotográfica.”

       A professora propôs um desafio: fotografia como linguagem artística e não uma mera banalidade, transformando o olhar de seus alunos.
       Por fim, vejo neste trabalho alguns indícios de que estou no caminho certo, já que neste trabalho vi várias semelhanças com o meu. Apesar de ainda ser aluna acho que minhas propostas estão adequadas se comparadas a linha de pesquisa que Léa Miasato escolheu.

Um comentário:

  1. Fico feliz por partilhar o trabalho de arte educação com outros educadores...obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir