domingo, 10 de julho de 2011

Relatos de experiências de aprendizagem em arte

Como exercício de busca de memórias do próprio processo de aprendizagem em arte, reflita sobre as seguintes questões e elabore um pequeno relato a ser compartilhado com os colegas.

1. Uma experiência de situação de ensino-aprendizagem em que houve construção de conhecimento em artes visuais.
Nesta experiência:
Que conceitos foram construídos?
Que recursos foram utilizados?
Que procedimentos metodológicos?
Por que foi possível aprender com esta experiência?

2. Uma experiência de situação de ensino de artes visuais em que não foi possível aprender.
Por que motivo esta experiência não resultou em construção de conhecimento em artes visuais?


Relato sobre experiência pessoal de aprendizagem em Arte

Queridas colegas, professora e tutoras, essa proposta mexeu bastante comigo.

Não tenho recordações muito boas e muito menos significativas de minhas aulas de Artes.

O que posso dizer, com certeza, é que procuro trabalhar com meus alunos a partir do que aprendo nesse curso e que verdadeiramente me ajuda a entender e produzir arte. Já que, como muitas colegas, não aprendi a desenhar e não aprendi sobre a história da arte na escola.

Gostaria de apenas citar uma experiência que foi significativa onde houve aprendizagem e ao mesmo tempo não houve.

A professora levou uma reprodução da obra "Guernica" para sala e contou a história dessa obra. Nesse caso, para mim, uma aprendizagem mais histórica. Aprendizagem, essa, que mexeu muito comigo.

Porém, acredito que a proposta de produção não foi tão adequada, já que a professora simplesmente pediu para que fizéssemos um desenho parecido, na forma, com o da obra.

Adoro essa obra de Picasso até hoje, mas só aprendi o real significado da arte, após entrar nesse curso.

Foi muito bom ler o relato das colegas e sentir que se houve falhas não foi só na minha formação e que outras colegas compartilham as mesmas angústias. E o mais importante que não reproduzem com seus alunos o tipo de escola que tivemos.
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário